Legislativo, Executivo e comandos das polícias Civil e Militar discutem Segurança Pública Municipal.

por Atayde Master publicado 13/05/2022 07h01, última modificação 13/05/2022 07h01
A pedido da presidência da Casa, o Executivo municipal convoca e promove reunião, no auditório da Secretaria de Educação, para discutir a segurança pública municipal e ações de enfrentamento a crimes contra o patrimônio e drogas, no município de Banzaê.

Lideranças e políticas e comandos das polícias civil e militar

A discussão ocorreu na última quarta (11/05), e foi mediada pela prefeita Jailma, a qual procurou saber mais sobre os procedimentos típicos da Polícia Civil e a Ostensividade da Polícia Militar. Segundo ela, recentemente, ocorreram alguns assaltos na Cidade, e isso desperta anseios entre os civis.

Para tratar do processo investigativo e atuação da Polícia Civil, compareceu o Delegado Paulo Jason, Coordenador da 25ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Euclides Cunha-BA, atende Banzaê e outras 13 cidades, além da sede. E o major José Luis, comandante da 21ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sediada em Cipó-BA, responsável pelo policiamento ostensivo de 10 cidades, incluindo a sede e essa cidade.

O major frisa que todas as cidades da Companhia estão devidamente policiadas, embora o efetivo esteja reduzido, em razão da reserva de alguns policiais. Mas isso será resolvido após a distribuição dos novos soldados recém-formados, e melhorado depois da realização do novo concurso para PM BA, que oferecerá 2.000 vagas, conforme anunciado em 09 de maio de 22, pelo governador Rui Costa.

Na ocasião, o tenente Roberto destacou que as guarnições de Banzaê e Ribeira do Pombal pertencem ao 2º Pelotão, atualmente sob o seu comando.

Oportunamente, o presidente, Fernandes, destacou que as sessões ordinárias ocorrem nas segundas-feiras, e fica tranquilo em poder contar com o apoio e presença da PM nessas ocasiões. Pois, embora as reuniões sejam tranquilas, esse é ano eleitoral, e é comum haver discussões acaloradas.

O coordenador (Paulo Jason) também justifica que o efetivo da 25ª está reduzido e reconhece a necessidade de investigador em Banzaê. Mas prontifica-se a dar apoio logístico e investigativo, tal qual em operações policiais que o titular (Bel. Equiber) precisar. Pontuando que o trabalho da Civil é investigativo, diferente da Militar, que é ostensiva. Mas juntas, trabalham incansavelmente em prol da justiça e segurança da população.

A discussão também contou com a participação dos vereadores: Roger, Joãozinho, Vera e Gilson. E ainda, dos secretários Jaciângela e Armando, Educação e Finanças, respectivamente. Além de investigadores e outros policias militares.