Servidores da Câmara de Banzaê promovem reunião para tratar de insalubridade no prédio legislativo.

por Atayde Master publicado 07/08/2023 13h50, última modificação 07/08/2023 14h21

Na manhã do último dia 20 de julho, servidores da Câmara Municipal de Banzaê promoveram uma reunião para tratar dos incômodos e prejuízos causados pela Estação Elevatória de Esgoto (EEE) instalada no interior do Prédio Legislativo.

O Prédio Legislativo foi inaugurado em 29 de dezembro de 2008, já com a EEE em suas instalações. Desde então, a situação vem se agravando, tendo em vista vazamentos aparentes e mau cheiro diuturno, seja por falta de estanqueidade, seja por emissão de gases de modo fugitivos, considerando a falta, inclusive, de tampa.

Não obstante, importa lembrar que há anos não ocorrem manutenções preventivas, capazes de mitigar problemas e riscos, considerando (possíveis) riscos de explosões eminentes, em decorrência da presença de gases, como o metano. Advertências comunicadas pela Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A), em data anterior, durante uma visita in loco, em meados de 2022.

Uns dos pontos alto da reunião foram os incômodos provocados pelo mau cheiro, presença de baratas e outros insetos, na Câmara. Além disso, servidores são unanimes em relacionar episódios de dores de cabeça e náuseas, em função dos fortes odores.

Não só funcionários da Câmara convivem com a insalubridade, levando em conta inúmeras reclamações de trabalhadores da Farmácia Oliveira, ao lado, que também cobram solução.