Sessão Solene celebra o Dia Internacional da Mulher

por Atayde Master — publicado 14/03/2022 08h00, última modificação 03/04/2022 17h48
O dia internacional da mulher é globalmente celebrado em 08 de março. Em 1911 ocorreu um dos protestos mais marcantes, e uma das piores tragédias, o incêndio da fábrica Triangle Shirtwaist Company, que causou a morte de mais de uma centena de mulheres. A ONU – Organização das Nações Unidas, em 1975, oficializou a data.
Sessão Solene celebra o Dia Internacional da Mulher

Parlamentares e convidadas

Em comemoração ao dia internacional da mulher, no dia 07 de março, no Plenário da Casa, a Câmara realizou a segunda Sessão Solene. A solenidade contou com a participação especial das palestrantes: Eliane Nascimento Rebouças Suzart, técnica em ações finalísticas da SPM-BA (Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia) e Ivete Leão, técnica de enfrentamento a violência contra a mulher, também na SPM-BA.

A SPM-BA foi criada em 2011, através da Lei 12.212, de 04 de maio de 2011, que objetiva enfrentar e prevenir a violência de gênero, tendo a saúde e direitos reprodutivos, educação inclusiva e não sexista, como alguns dos eixos prioritários.

Segundo as palestrantes, o feminismo não é uma disputa, mas uma luta por igualdade, diálogo, inclusão e mitigação do machismo tóxico. Dado que, embora relevante, o avanço da igualdade de gênero, no que se refere à liderança feminina, ainda é uns dos maiores desafios mundial. Tanto que em 2022, a ONU definiu: “Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável”, como tema comemorativo do dia internacional da mulher (IWD 2022).

A promoção da autonomia feminina e o combate à violência de gênero são a espinha dorsal da SPM-BA, de acordo com as discursistas. Uma secretaria que tem projetos, em andamento, em toda Bahia. Por exemplo: quem ama abraça; dignidade menstrual; WhatsApp respeita as mina (71 3117-2815); mulher viver sem violência, unidades móveis de enfrentamento a violência, e muito mais.

Hoje em dia, o tema dos oito de março continua sendo um dia de cobranças e protestos, não só no Brasil, mas em boa parte do mundo. É inaceitável que o gênero seja fator que, de algum modo, contribua com violências e abusos contra a mulher. É preciso por um fim na violência de gênero. Para tanto, conforme discutido na solene, é necessário investir em educação, igualdade, e no empoderamento feminino, promovendo a equidade de gênero.

Momentos da Solene;

Ivete Leão, vereador Fernandes e Eliane Suzart

Ivete Leão, vereadora Keilla, vereadora Sebastiana, vereadora Vera Leal e Eliane Suzart.

Mensagem da IWD 2022: #BreakTheBias

Imagine um mundo com igualdade de gênero.
Um mundo livre de preconceitos, estereótipos e discriminação.
Um mundo diverso, equitativo e inclusivo.
Um mundo onde a diferença é valorizada e celebrada.
Juntos podemos forjar a igualdade das mulheres.
Coletivamente, todos nós podemos  #BreakTheBias.