Notícias
Sessão solene abre a 2ª Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Banzaê
Na última terça-feira (15), a Câmara deu início aos trabalhos legislativos de 2022. O vereador e presidente, Fernandes Nascimento, presidiu a solenidade.
Na cerimônia, a prefeita Jailma, responsável pelo primeiro discurso, fez a leitura da mensagem do Executivo. Na ocasião, destacou feitos realizados em 2021, como a compra e distribuição de alimentos, através do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, cursos de informática básica para professores e agentes administrativos e o pagamento de mais de 1 milhão de reais, em licenças prêmios, dentre outros.
Para 2022, a prefeita ressaltou o plano de modernização com previsão de obras e melhorias para toda cidade. Especialmente a construção da sede prefeitura, da Delegacia de Polícia Civil, e o projeto Melhorias Sanitárias, em processo de licitação, estimada em 2 milhões de reais. Além de outros, como: saúde + perto; olhar melhor; cuidando de quem cuida; moradia digna e caminhos do cuidado. Todos listadas na mensagem do Executivo.
Na sequência, brevemente, o vice-prefeito Adriano cumprimentou a todos, enfatizando sua passagem pela Casa, como vereador. E ainda realçou o compromisso da gestão com o desenvolvimento de Banzaê.
Além do presidente, todos os vereadores utilizaram a tribuna para dar boas vindas e expor ideais. O presidente ressaltou a importância da parceria entre os poderes Legislativo e Executivo. E ainda enfatizou a inclusão da Casa ao Programa de Integração e Modernização do Poder Legislativo Brasileiro (Interlegis), que estimula a modernização e a integração das casas legislativas do Brasil.
Por fim, o presidente fez um balanço de 2021, com enfase para o recorde histórico em proposições apresentadas e deliberadas em Plenário, mais de 150. Da mesma forma, ressaltou a importância da informatização do processo legislativo, através do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), já em funcionamento.
Câmara aprova, por unanimidade, novo Plano Municipal de Turismo
No último dia 25 de fevereiro, a Câmara reuniu-se ordinariamente, em conformidade com o Ato Convocatório nº 003, para deliberar e votar o Projeto de Lei nº 004/2022, que dispõe sobre a criação das diretrizes para a Política Municipal de Turismo, e dá outras providências, proposto pelo Poder Executivo.
O projeto de lei estabelece normas e atribuições municipal, em relação ao planejamento, desenvolvimento e fomento ao setor turístico. Apresentado durante a Sessão Ordinária, realizada em 21 de fevereiro de 2022.
Pois, segundo a Portaria 041/2021¸ que trata da consolidação e atualização de normas, referentes ao Programa de Regionalização do Turismo, os municípios tinham até o dia 25/02/2022 para votar, sancionar e publicar o Plano Municipal de Turismo, sob pena de exclusão/não integração da Zona Turística Caminhos do Sertão, com altos prejuízos no repasses de verbas relacionadas a promoção, consolidação e integração do turismo.
Finalmente, por deliberação de maioria única, em turno único, o PL Nº 004/2022 foi aprovado, por todos os edis presentes, e convertido na Lei nº 470/2022. Para mais, atentando-se para o potencial turístico ascendente, maiormente no ecoturismo, Banzaê se prepara para manutenção, preservação e conservação do patrimônio natural, histórico e cultural.
Legislativo integrado e padronizado na internet
A Câmara Municipal de Banzaê, buscando modernizar o Poder Legislativo municipal, tal qual, fortalecer a identidade legislativa, assinou o Acordo de Cooperação Técnica 2021/0223, junto com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), passando a integrar o Programa de Integração e Modernização do Poder Legislativo – ILB/INTERLEGIS.
Na área de tecnologia, o Interlegis desenvolve vários sistemas, distribuindo-os como softwares livres, mediante acordos de cooperação técnicas. Dos itens disponibilizados, a Câmara de Banzaê solicitou e foi atendida com o Portal Modelo, SAPL, E-democracia e E-mail legislativo.
O Portal Modelo, ainda em fase de implantação, objetiva dar visibilidade e oportunidade a participação cidadã. Inúmeras são as vantagens, essencialmente no que diz respeito a transparência e padrões de portais públicos, tais como: usabilidade, acessibilidade e segurança.
Além do Portal, a Casa implantou o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta que informatiza todo o Processo Legislativo, do protocolo a publicação. E ainda, o e-mail legislativo, que proporciona segurança e credibilidade no uso do correio eletrônico. Por fim, não menos importante, o E-democracia, ferramenta que aproxima parlamentares e cidadãos, sejam municipais ou estaduais.
Gradativamente, todas essas ferramentas estarão acessíveis e disponíveis a toda a população, não só de Banzaê, mas de todo o mundo. Vale observar que esse programa não onera qualquer custo a Câmara, é totalmente gratuito.
Em síntese, o presidente – FERNANDES NASCIMENTO DOS SANTOS, reforça o compromisso do Poder Legislativo com o desenvolvimento municipal. Ratificando o compromisso da Câmara com a gestão participativa e inclusiva.
Ações do documento